Notícias Recentes
Contacto

Escreva-nos para: 

dorportalegre@pcp.pt

Almoço Regional em Monforte, dia 23 de Abril

Ligações

 

Siga-nos nas Redes Sociais

Festa do Avante!

 

Boletim Informativo da comissão concelhia de Castelo de Vide do PCP - Setembro/Outubro

 

O Alterense

Nota de Imprensa

Categoria: PCP
Publicado em: Visualizações: 413

             Direcção da Organização Regional de Portalegre

 

Recomendações do PCP para qualificação do hospital de Santa Luzia (Elvas) foram aprovadas na Assembleia da República

O PCP apresentou na Assembleia da República o Projeto de Resolução n.º 404/XIII-1ª, que Recomenda a requalificação e consolidação da prestação de cuidados de saúde no hospital de Santa Luzia em Elvas. Este projeto foi discutido e votado esta semana. Através dele a Assembleia recomenda ao governo que garanta a articulação entre o hospital de Santa Luzia e os cuidados de saúde primários em função de critérios de acessibilidade e de necessidades de saúde dos utentes. Recomenda-se também a articulação entre aquele hospital e os hospitais de Portalegre e de Évora, mas também que se contrariem lógicas de disputa de utentes entre serviços públicos estabelecendo critérios que permitam a melhoria da resposta dos serviços de saúde e dos cuidados prestados.

É fundamental e por isso se recomenda, também, o levantamento das intervenções necessárias à requalificação do hospital e o estabelecimento dos calendários para realizar as intervenções.

Infelizmente não foi possível aprovar a recomendação que propunha a reavaliação da classificação do serviço de urgência do hospital de Santa Luzia, para que pudesse ser reclassificado de acordo com as necessidades e para otimização da capacidade instalada. Esta proposta foi chumbada pela abstenção do PSD e do CDS e os votos contra do PS. Este voto contra do PS representou uma alteração de posição, uma vez que há cerca de um ano e meio atrás, em projeto idêntico, recomendava a reclassificação da urgência de Elvas para Serviço de Urgência Médico-cirúrgica.

O PCP continuará a intervir para garantir a qualificação do hospital de Santa Luzia e pugnará pelo cumprimento das recomendações agora aprovadas.

 

O Secretariado da DORPOR do PCP

 

Portalegre, 8 de Julho de 2016