Notícias Recentes
Contacto

Escreva-nos para: 

dorportalegre@pcp.pt

Almoço Centenário Revolução de Outubro - 26 Novembro, Elvas

Ligações

 

Siga-nos nas Redes Sociais

Festa do Avante!

 

Boletim Informativo da comissão concelhia de Castelo de Vide do PCP - Setembro/Outubro

 

O Alterense

Nota de Imprensa DORPOR - 40ª Festa do Avante

Categoria: PCP
Publicado em: Visualizações: 829

   Direcção da Organização Regional de Portalegre

 

40ª Festa do Avante!

A Festa do Avante, nascida no ano de 1976 realiza a sua 40ª edição nos próximos dias 2, 3 e 4 de Setembro. Festa de Abril, Festa da juventude, dos trabalhadores e do povo, Festa que cresceu afirmando e reafirmando os valores de Abril, valores que fazem dela a maior e mais importante realização político-cultural e de massas que se realiza no nosso País.

Nasceu na antiga FIL, fez-se 2 anos no Vale do Jamor, 8 anos no Alto da Ajuda, em 1987 não se realizou, 2 anos em Loures e desde 1990 na Quinta da Atalaia entretanto adquirida pelo PCP.

Este ano na sua 40ª edição a Festa, acrescentada pela Quinta do Cabo recentemente adquirida, aumentou o seu espaço próprio e agora mais ampla trabalha para melhorar todas as condições para mais uma grande Festa.

 

Programa político-cultural – Amplo e diversificado

 

A 40ª Festa do Avante abre oficialmente na sexta-feira, dia 2 de Setembro às 19 horas, num acto de abertura bem no coração da Quinta do Cabo com a intervenção do Secretário-Geral do PCP.

A Festa tem como sempre um amplo e diversificado programa político e cultural assente num programa central fortemente ampliado e enriquecido pelas Organizações Regionais, sectoriais e igualmente pelas delegações internacionais.

 

A nível Central destacamos:

O Grande Pavilhão Central onde vão decorrer várias exposições e debates durante os 3 dias da Festa.

 

O Espaço Internacional: ali com dezenas de representações estrangeiras decorrerão grandes momentos de solidariedade internacionalista, cultural e gastronómico.

 

O espaço criança: onde não faltará a animação e grandes momentos de convívio;

Espaço Ciência: terá uma nova localização num espaço mais amplo onde não faltarão demonstrações e experiências de interesse diversificado;

 

Palcos centrais na Festa: O Grande Palco 25 de Abril, o grande Auditório 1º de Maio, Palco Novos Valores, no espaço da JCP, Palco Solidariedade no espaço Internacional e Palco Arraial;

 

Palcos regionais: Palco Alentejo, Palco de Setúbal, Café Concerto e espaço de Fado em Lisboa;

Avanteatro: para além de um espetáculo de ópera, a programação inclui ainda várias peças de teatro e música;

Festa do disco e Festa do livro com artistas e escritores autografarem as suas obras;

O desporto: além da grande corrida da Festa o desporto estará representado em muitas e variadas modalidades.

 

Portalegre

Integrados no espaço Alentejo a Direcção Regional de Portalegre vai participar como sempre com os melhores produtos da Região:

Bar/Restaurante - Refeição completa: Ensopado de Borrego, Febras à Norte-Alentejano, Açorda Alentejana, Sopa de Tomate, Canja de galinha do campo, Carnes de Vinagrete, Pimentos Fritos, Febrinhas da Matança, Bifanas, Javali etc,

Produtos regionais: Enchidos tradicionais, Queijo, Bolos, Compotas, Mel, Licores e Vinhos da nossa Região.

 

A representação musical: A representação musical da nossa região no Palco Alentejo este ano está a cargo de “Filhos da Madrugada” Elvas, Grupo de Cantares “Despertar Alentejano” Campo Maior e Grupo Folclórico e Cultural da Boavista Portalegre, em conjunto com mais de 20 Grupos de todo o Alentejo, representantes da música de raiz Alentejana.

 

O Parque de Campismo, Posto Saúde, Espaços Bebé, Instalações Sanitárias entre outros serviços e um ambiente de fraternidade, camaradagem e alegria contribuirão para uma maior e melhor festa.

De carro ou de excursão os acessos e os estacionamentos são fáceis.

A EP (Entrada Permanente) pode ser adquirida nas organizações por 23 € até dia 1 de Setembro.

 

10 de Agosto de 2016

O Secretariado da DORPOR