Notícias Recentes
Contacto

Escreva-nos para: 

dorportalegre@pcp.pt

Almoço Centenário Revolução de Outubro - 26 Novembro, Elvas

Ligações

 

Siga-nos nas Redes Sociais

Festa do Avante!

 

Boletim Informativo da comissão concelhia de Castelo de Vide do PCP - Setembro/Outubro

 

O Alterense

Comunicado Comissão Freguesia de Foros do Arrão do PCP

Categoria: PCP
Publicado em: Visualizações: 875

AOS FORENSES

 

  1. Abastecimento de água

O restabelecimento do abastecimento de água na segunda-feira, cerca de duas horas após o reinício da jornada de trabalho, deu dupla razão ao nosso protesto, reclamação e denúncia de que estávamos perante uma situação de desleixo e desprezo de INFORMAÇÃO e ACÇÃO da Câmara Municipal pelos direitos, qualidade de vida, saúde e comodidade dos Forenses. O acontecimento reafirmou a falta de competência e coragem da actual Junta para apresentar em devido tempo as justas reclamações à Câmara Municipal perante a situação que vivemos este fim-de-semana.

O comunicado da Câmara, no inaceitável tom de vitimização, vem confirmar a razão e justeza da nossa reclamação e, se esta não tivesse sido publicada, as causas da interrupção do abastecimento, durante 3 dias, continuariam a ser silenciadas pelos responsáveis e desconhecidas dos Forenses. E infelizmente o empreiteiro não trabalhou no domingo para resolver o problema grave mas a responsabilidade do facto é da Câmara, dona da obra. De salientar que ao aperceber-se da movimentação da população para exigir medidas e explicações directamente à Presidente de Junta, esta ausentou-se, antes das 9 horas, para Ponte de Sor.

  1. Saúde

Como é conhecido, organizámos um abaixo-assinado da população dirigido ao Ministro da Saúde reclamando que os utentes dos Foros do Arrão pudessem ser encaminhados e dirigir-se para as unidades de nível distrital do Vale do Tejo - Abrantes, Torres Novas e Tomar, em vez de Portalegre e Elvas. A 1ª resposta do Secretário de Estado informava que ia expor o assunto à Unidade do Alentejo e do Centro (desconhecia a localização de Foros do Arrão e o que era requerido, visto não termos pedido para ir para Coimbra!!!).

Entretanto muitos milhares de utentes por todo o País fizeram reclamações semelhantes, exigindo o direito de acesso a unidades mais próximas da sua área de residência ou com mais valências, o que determinou uma nova postura governamental, tendo sido publicado um Despacho do Secretário de Estado determinando que os utentes dos serviços de saúde possam reclamar junto do seu médico de família o local para onde querem ser transferidos. (Despacho 5911-B/2016, publicado em 3 de Maio D.R., 2ª Série, nº 85, página 14126-(4)).

A comunicação que recebemos da Secretaria de Estado é de 16 de Junho.

Lembramos também que em Junho de 2014, os Vereadores CDU na Câmara Municipal tinham proposto que o Presidente da Câmara negociasse e apresentasse o assunto a nível governamental, para que os utentes dos Serviços de Saúde do concelho pudessem ser encaminhados para as unidades do Vale do Tejo, proposta que mereceu o voto CONTRA dos eleitos PS no executivo municipal.

QUEM LUTA PODE NÃO GANHAR DE IMEDIATO MAS QUEM NÃO O FAZ PERDE SEMPRE.

A POPULAÇÃO DOS FOROS LUTOU E GANHÁMOS.

 

21 junho 2016

A Comissão de Freguesia de Foros do Arrão do PCP