Notícias Recentes
Contacto

Escreva-nos para: 

dorportalegre@pcp.pt

Candidatos da CDU às eleições para a Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Portalegre

 

Ligações

 

Siga-nos nas Redes Sociais

Festa do Avante!

 

Boletim Informativo Da CCCV-PCP

 

 

O Alterense

Comunicado Mercado Municipal de Portalegre

Categoria: Portalegre
Data de publicação Acessos: 1265

Distribuição de comunicado da CDU sobre o Mercado Municipal aos comerciantes e seus utilizadores

 

COMUNICADO

O Mercado Municipal de Portalegre é um equipamento municipal com um incontornável papel estratégico para o desenvolvimento de Portalegre e para a promoção das economias locais.

O seu carácter tradicional assume uma ligação de excelência entre a cidade e as freguesias rurais do concelho de Portalegre. Os produtos que ali são vendidos atestam a qualidade das nossas águas, dos nossos ares, dos nossos solos. É a qualidade da nossa terra que ali é mostrada semana após semana, e também o trabalho e a dedicação à terra de tantos hortelãos do concelho.

No Mercado Municipal de Portalegre encontramos as melhores carnes produzidas na nossa região, os melhores queijos e enchidos, as flores mais bonitas, o artesanato que tanto nos orgulha, sejam os barros, os vimes ou os bordados. E, claro, a massa frita, o “brunhol” que é já uma marca de Portalegre.

É este Mercado Municipal que vê agora concluir-se o processo liquidatário da empresa municipal que o geria. Com um enorme défice, como acontece com quase tudo em Portalegre…

Mas, o Mercado Municipal merecia uma outra visão estratégica que o tornasse um polo de desenvolvimento, que o promovesse como referência regional e nacional e que lhe despertasse dinâmicas atrativas e auto sustentáveis. Merecia outra atenção por parte da Câmara Municipal de Portalegre que é a sua proprietária e a única acionista da empresa que agora se liquida. Infelizmente, esta atenção continua a tardar.

O estacionamento gratuito na área circundante do Mercado seria um primeiro sinal do empenho da Câmara em espoletar novas dinâmicas para este equipamento. Mas, como sabemos, quando o vereador da CDU apresentou a proposta para que este estacionamento fosse gratuito, a maioria CLIP chumbou-a adiando a solução do problema. E a seguir nomeou uma comissão liquidatária que deixou de fora a pluralidade das forças políticas representadas na Câmara. Esta é, assim, mais uma oportunidade que Portalegre perde para se relançar.

A comissão liquidatária composta exclusivamente pelos vereadores da CLIP deveria ter feito mais do que liquidar a empresa municipal do Mercado de Portalegre. Deveria ter lançado as bases para fazer renascer o Mercado Municipal como uma imagem de marca do prestígio e da qualidade de Portalegre.

A CDU e os seus eleitos não concordam com o caminho traçado, pela maioria CLIP, para o mercado de Portalegre, por sua exclusiva vontade e responsabilidade. A CDU tomou sempre, nos órgãos autárquicos onde se faz representar, a defesa de tão importante património da cidade, propondo soluções e alternativas, num compromisso com a população, com quem ali trabalha e visita. A CDU tudo fará para mudar a atual situação, e será voz daqueles que não concordam com o caminho anunciado pela maioria CLIP.  

A Coordenadora de Portalegre da CDU

Maio/2015