Escreva-nos para:
Nota de Imprensa
O Deputado do PCP na Assembleia da República, João Ramos, visitou o Distrito de Portalegre no âmbito do acompanhamento, da actualização de conhecimento e ligação que o Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português assegura à realidade do todo nacional, incluindo os círculos eleitorais onde a CDU não elegeu deputados.
Na visita realizada no dia 30 de Maio, foram alvo da atenção do Deputado do PCP as áreas do Turismo e da Saúde, com uma visita ao Forte da Graça em Elvas e à Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre. Releva a importância da fortaleza recentemente classificada Património da Humanidade como factor do desenvolvimento turístico cultural. Releva também a importância da mudança de Governo e orientação política que permitiu impedir o caminho de privatização das escolas de hotelaria e turismo que estava em marcha com o anterior governo do PSD-CDS e que representava o perigo de encerramento, particularmente para a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre. No momento presente assume importância particular a necessidade de ultrapassar os constrangimentos existentes no que se refere ao modelo de financiamento da Escola. Os arranjos exteriores do espaço envolvente que se integra no Espaço Robinson surgem como uma necessidade premente de dignificação da imagem dos acessos à Escola.
No que se refere aos Serviços de Saúde, surge como preocupação maior a falta de profissionais (médicos, enfermeiros e outros técnicos, assistentes operacionais e assistentes administrativos) para assegurar a resposta às necessidades da população utente da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano. O reforço dos meios humanos da ULSNA requer (além das medidas administrativas que vêm sendo tomadas) medidas políticas que procurem dar uma resposta adequada às necessidades existentes. O Grupo Parlamentar do PCP já apresentou uma proposta que cria incentivos à fixação de profissionais de saúde no interior do país, em regiões de grande carência como o distrito de Portalegre — medidas de valorização dos salários com uma majoração de 20% durante um período de 10 anos associada à garantia de condições de habitação e outras estruturas de apoio às famílias (colocação do cônjuge, apoio à infância, etc). No âmbito da livre escolha dos utentes dos serviços hospitalares de Saúde, importa resolver o modelo de financiamento respectivo e facilitar o acesso de proximidade às populações dos concelhos do distrito que ficam mais distantes do Hospital Dr. José Maria Grande, concretamente os habitantes do concelho de Ponte de Sor.
O Gabinete de Imprensa da DORPOR do PCP
Visita ao Forte da Graça, em Elvas.